Centenário de Thiago Ferreira

Herói da Revolução de 1932

100 anos após o nascimento de Thiago Ferreira, herói da Revolução Constitucionalista que morreu lutando pela causa paulista em 18/08/1932, o monumento erigido em sua homenagem pela Prefeitura Municipal de Guarujá em 1962, na principal avenida do centro do distrito de Vicente de Carvalho,continua desaparecido.

A Associação dos Ex-Combatentes de 1932 – Santos, através de seu presidente Ernesto Tilly Jr. fez contatos com a Secretaria de Educação de Guarujá, em outubro de 2010, solicitando informações sobre o paradeiro do busto de bronze que fora retirado da Praça 14 Bis, em Vicente de Carvalho há alguns anos.

Até 01 de maio de 2011, data em que a cidade deveria lembrar o centenário de nascimento do único cidadão guarujaense a sacrificar a vida em defesa dos direitos constitucionais da nação, a Prefeitura Municipal de Guarujá não se pronunciara. Em Santos, como acontece todo ano, o feriado do dia 09 de Julho – aniversário da eclosão da Revolução Constitucionalista de 1932, foi mais uma vez comemorado pelas autoridades civis e militares.

Durante a cerimônia,o presidente da Associação dos Ex-Combatentes homenageou os heróis da região que tombaram durante o conflito, não esqueceu o nome de Thiago Ferreira, e garantiu ao Almanaque Esportivo que não desistirá da recuperação do monumento desaparecido.

por Gilmar Domingos de Oliveira